O que é psicologia
HENNEMAN, Richard H. O que é psicologia; tradução de José Fernando Bittencourt Lomonaco. 22ª Ed – Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
Richard H. Henneman parece não ser um autor muito conhecido e com outras obras escritas, pois foi verificado que nesta obra citada não descreve nada sobre o mesmo e também conforme pesquisa realizada na internet, não se encontrou nada a respeito deste autor.
O autor relata que é muito complexo e amplo a definição de psicologia, pois há uma grande diversidade de conceitos a serem observados, porque ela significa coisas diferentes para diferentes pessoas e as diversas áreas que estão envolvidos os psicólogos, mas atualmente é de costume definir psicologia como a ciência do comportamento. A evolução histórica da psicologia começa pela filosofia, grandes pensadores como Descartes, que pregava o dualismo entre mente e corpo. A filosofia empirista, iniciada por John Locke, baseadas por reações sensoriais, e a racionalista que afirmava que a mente humana é independente do ambiente. Nasce a psicologia como ciência natural em 1879 na Alemanha, por Wundt, que se baseava em experimentos em laboratórios.
Escolas de psicologia se destacaram no século xx, como a Psicologia Estruturalista, a ciência da mente; o Behaviohismo Americano, o estudo do comportamento; A Psicologia da Gestalt, observação de sensação e imagens; E por último a escola de psicanálise de Freud, origem mental ou psíquica. Embora houvesse desacordos entres as escolas, não poderia indicar inutilidade na busca para a compreensão da natureza do homem.
Os métodos de investigação psicológica foram tidos como necessidade para o estudo e aplicação da psicologia. Essas técnicas são agrupadas em três classes: 1 – Métodos experimentais das ciências físicas, que aborda a ciência natural para compreensão e objetiva descobrirem antecedentes para que um evento possa ocorrer cujas vantagens são oferecer “melhor oportunidade de identificar os fatores causais que conduzem