Canada
de geografia
Devido ao severo clima do norte, somente 12% da terra são apropriados à agricultura. Assim, a maior parte da população de 27 milhões vive dentro de umas poucas centenas de quilômetros da fronteira meridional, onde o clima é mais ameno, em uma longa faixa estreita que se estende entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Se você voar, no verão, sobre Manitoba ou sobre o norte de Ontário, verá mais água do que terra. São tantos lagos - grandes e pequenos - que não poderiam ser contados. Estima-se que o Canadá tenha um sétimo da água doce do mundo. Além dos Grandes Lagos, que o Canadá compartilha com os Estados Unidos, há também grandes rios e lagos.
O Canadá é dividido em sete regiões, cada uma com um clima e paisagem diferentes.
A costa do pacífico
Banhada pelas correntes quentes e úmidas do Pacífico, a costa da Colúmbia Britânica, entalhada por grandes fiordes e protegida das tempestades do Pacífico pela Ilha de Vancouver, tem o clima mais moderado das regiões do Canadá.
A costa oeste da Ilha de Vancouver tem índices pluviométricos excepcionais, o que faz com que tenha clima de floresta tropical. Embora não tenha a diversidade de espécies de uma floresta tropical, a costa oeste da ilha tem as árvores mais antigas e altas do Canadá: os cedros vermelhos de 1300 anos e os abetos de Douglas com 90m de altura.
A cordilheira
Da Colúmbia Britânica até o leste da fronteira de Alberta, o terreno é jovem, com montanhas escarpadas e altos platôs. Sinais de atividade vulcânica recente podem ser observados no Parque Provincial de Garibaldi, ao sul e no Monte Edziza, ao norte.
As Montanhas Rochosas, a Cadeia da Costa e outras cadeias de montanhas que vão de norte a sul, representam grandes problemas de engenharia para os construtores da ferrovias e rodovias transcontinentais. Os picos mais altos do Canadá, entretanto, não se encontram nas Rochosas, mas nas Montanhas Sto. Elias, uma extensão da