História do pensamento administrativo
1) O desempenho e o sucesso do trabalho do administrador requerem que algumas habilidades e competências sejam utilizadas.
Para Chiavenato, as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Nesse sentido, para que o administrador seja bem sucedido deve desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000).
A reportagem apresentada no Jornal Minas aborda o caso de dois empresários que são administradores de seus negócios: Uriel Soares Santiago e Luciana Hottberg. Com base no relato desses empresários, é possível analisar e identificar a utilização de uma ou mais competências do administrador.
Escolha o caso de um dos administradores que apareceram no vídeo e apresente qual(is) competência(s) você identifica no relato apresentado. Justifique sua análise a partir dos conceitos das competências discutidos no livro didático da disciplina.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
Resposta:
Analisando o caso do Uriel Soares Santiago, é possível analisar e identificar a utilização de duas competências de administrador:
Primeiramente o conhecimento, por ter já convivido uma experiência anteriormente com a primeira empresa em 1998 e ter que paralisá-la por falta de planejamento, isso demonstra que Uriel já tem uma base de informações, conceitos, ideias e experiências já adquiridas com a primeira empresa.
E em segundo a Perspectiva, ao administrar o segundo negócio que está dando certo, usando e aplicando o conhecimento das experiências anteriores, e colocando o conhecimento em prática usando uma nova formatação para a solução dos problemas e condução do negócio.
2) Em uma visão processual da Administração,