O que é psicologia social
Em relação ao trabalho a autora explica que o capitalismo visa a produção de bens materiais, que não só atendem a subsistência social, como buscam o lucro e o respectivo aumento do capital. Para isso a exploração da força de trabalho é fundamental. Há, pois, duas classes sociais básicas: a explorada e a dominada, ou seja, os que detêm o capital e os meios de produção e os que vendem sua força de trabalho. Aqueles que possuem o poder vão direcionar, pagar a classe que vende sua força, seu trabalho, por exemplo no caso de um indústria onde existem os donos da empresa e os operários. O dono possui a verba, os meios de produção e os seus funcionários recebendo pelo sua força de trabalho.
As propostas da Psicologia Comunitária vêm sendo sistematizadas dentro da Psicologia Social. Atividades que intervêm a favor da educação e consciência social de diversos grupos de convivência.Uma questão trabalhada pela Psicologia Social é se o individuo poderia ser simultâneamente causa e conseguência da sociedade que por sua vez foi proposta segundo muitos por Augusto Comte. Segundo a autora, o ato de se defrontar com os outros, se perceber diferente e ao mesmo tempo ter igualdade de direitos e deveres, a responsabilidade do pensar, dos atos e decisões é um processo que é desenvolvido através de práticas e reflexões constantes.
Seu desenvolvimento científico sistemático foi depois da Primeira Guerra Mundial, junto a outras ciências sociais que buscavam entender as crises que abalavam o mundo. Foi nos Estados Unidos que a Pscicologia Social atingiu seu ápice. Já na Europa principalmente na Inglaterra e na França foi onde surgiu as criticas mais incisivas para a Psicologia Social norte Americana.