o que é psicologia social
R: A partir do momento que entramos em contato com outro ser humano já estamos sendo induzidos a cumprir seguintes regras determinadas pelo grupo a qual estamos inseridos, e através do seguimento de tais regras, passamos a ter uma visão de que o que estamos seguindo é o jeito certo de se agir, e quem agi fora do modo a qual foi nos determinado é visto com maus olhos, mesmo que tal pessoa esteja inserida em um outro conjunto cultural, onde as regras são diferentes. Então através dos nossos contatos com o grupo nos tornamos o que somos. Ao processo de individualização deve-se a um período de nossa vida onde entramos em contato com outras pessoas, que vivem em outros grupos, que respeitam outras regras, causando assim um conflito interno onde nos questionamos o até onde a nossa verdade absoluta pode ser real. E logo após esse conflito começamos a criar a nossa individualidade, só que geralmente fazendo variações não tão radicais, para que assim não saia do modelo que é visto como “certo” para não sofrer com as consequências punitivas da sociedade.
A identidade social é constituída por papéis desempenhados para a manutenção das relações sociais. Explique a ideia da autora quando ela afirma que esses papéis passam a ilusão de serem necessários, naturais e que essa identidade é consequência de opções livres.
R: A identidade social é um conjunto de características de cada pessoa, onde através destas podemos nos identificar a outras pessoas, ou até a um grupo de pessoas que possuam uma compatibilidade de características, pois quanto mais as pessoas tem algo em comum, mais “harmoniosas” são as relações sociais entre elas. A nossa identidade social é criada desde o primeiro