O que é psicologia social?
Segundo Silvia Lane, Cada ser humano tem suas características únicas, e a Psicologia procura entender esses comportamentos que o individualizam, já o enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento do indivíduo, no que ele é influenciado socialmente, esse processo começa antes do nascimento, enquanto condição sócia histórica que se faz pela aquisição da linguagem.
A historia não é estática ao contrario está sempre acontecendo. Podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais, e, portanto conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas como ele é determinado, mas como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive é a grande questão da Psicologia Social.( Silvia Lane Pág, 10)
A autora cita na pag 12 que O ser humano ao nascer necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência, sendo assim já é inserido num contexto histórico e nas participações em grupos.
Em cada grupo social encontramos normas que regem as relações e caracterizam os papéis sociais. O viver em grupos permite o confronto entre as pessoas e cada um vai construindo o seu eu neste processo de interação, desenvolvemos assim a individualidade, identidade social e a consciência de si mesmo. na pag 16 Lane cita que A IDENTIDADE SOCIAL É o que nos caracteriza como pessoa, e o que respondemos quando alguém nos pergunta “quem é você?”, ou seja são característica peculiares que dizem a respeito a maneira que cada um se relaciona com o outro ,mais adiante na pag 22 fala sobre a CONSCIÊNCIA DE SI: Sabemos que a nossa história de vida é determinada pela condições históricas do nosso grupo social, e a consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro desses grupos questionarmos os papeis quanto a sua determinação histórica, “A consciência individual do homem só pode existir nas