O que é psicologia organizacional
A importância das habilidades interpessoais:
Nas últimas três décadas, as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficiência da administração.
Como um especialista em gestão e liderança recentemente disse: Os estudantes de administração podem se garantir com suas competências técnicas e quantitativas nos primeiros anos após a conclusão do curso. No entanto, logo percebem que serão as habilidades de liderança e de comunicação que distinguirão aqueles cujas carreiras vão definitivamente decolar.
Um exemplo da importância das habilidades interpessoais dos gestores é que nas mesmas empresas para se trabalhar, onde as praticas de liderança e relacionamento são mais bem avaliadas, cerca de 20% dos funcionários permanecem por mais de dez anos nas organizações.
Assim fica claro que no mundo de hoje, com um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os administradores não podem depender apenas de suas competências técnicas, eles precisam também de habilidades interpessoais.
O que fazem os administradores:
Os termos administrador ou gestor e organização.
Os administradores realizam tarefas por meio de outras pessoas.
Os gestores trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade social conscientemente coordenada composta de duas ou mais pessoas.
As pessoas que supervisionam as atividades das outras e são responsáveis pelo alcance dos objetos nessas organizações são os gestores ou administradores.
Função dos administradores:
Uma vez que as organizações existem para atingir objetivos, alguém precisa definir esses objetivos e as possíveis formas de alcançá-los. O gestor é esse alguém. A função de planejamento engloba a definição das metas das organizações.
Os gestores também são responsáveis pela definição da estrutura da empresa. Essa função é chamada organização e inclui as tarefas