O que é Prática de Formação- Voltado para o campo da licenciatura em Teatro
Ele se divide em dois: a teoria e a prática.
Cabe ao professor responsável pela disciplina de Prática de Formação buscar possibilidades de o aluno exercer essa prática, seja dentro de projetos para ministrar oficinas, palestras, minicursos, estágios, etc.
É justamente praticar para se aprender e aperfeiçoar suas técnicas na área profissional escolhida. É você pegar tudo aquilo que aprendeu na sala de aula, tudo o que o professor disse, e pôr em prática, para concretizar a “teoria”. Com o objetivo de ganhar experiência, para que quando chegar o momento de estagiar, já se tenha alguma base e experiência na prática de lecionar teatro.
Na prática de formação, é importante que se tenha contato com outros profissionais da área, para que se possa se espelhar e adaptar o que acha que deve para se portar como profissional.
Cumpre à escola a proposição de novas formas de produzir e distribuir o conhecimento, orientado para novas formas de compreender e atuar no mundo, o que pressupõe o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a prática social. Entretanto, a formação dos professores, privilegiando a dimensão teórica, mantém-se distante da dimensão prática; perpetuando a dicotomia teoria-prática, dificulta, quando não impossibilita, aos professores o aperfeiçoamento da capacidade de refletirem sobre o seu próprio fazer para, contínua e progressivamente, transformá-lo. Assim, faz-se necessária a promoção de processo educacional crítico que, superando a mera transmissão de conhecimentos, permita a vivência plena da unicidade entre a teoria e a prática pedagógica.
A relação teoria-prática na formação do educador
Nadia Aparecida de Souza
Execução de alguma coisa que se projetou (por opos. a teoria):
As Práticas de Formação foram criadas para possibilitar a você,