O que é poder?
O que é poder?
O poder é considerado um dos mais importantes aspectos da vida social, é a capacidade de interferir, alterar ou moldar o comportamento de indivíduos e grupos sociais, havendo sempre uma relação social entre todas as esferas da sociedade.
Max Weber
Para Weber, o poder é a possibilidade de impor a própria vontade em uma relação social mesmo tendo oposições a ela. É fundamental que exista uma dominação, uma pessoa que seja capaz de dar ordens a outra pessoa ou grupo.
Ele afirma que essa relação de poder só será produtiva quando os indivíduos/grupos que estão submetidos a esse poder o aceitam, sendo assim, o poder só é eficaz quando há legitimidade, que é o que dá base à obediência, é o que motiva a submissão da relação de dominação.
Para ele, existem 3 tipos de dominação legítima: racional, tradicional e carismática.
Dominação racional: a pessoa/grupo obedece às regras, mesmo não concordando com elas.
Dominação tradicional: não há a necessidade de leis ou regras, pois o que predomina são as tradições e os costumes.
Dominação carismática: a legitimação do poder está baseada no poder pessoal de um líder. A sua trajetória, habilidade profissional e características pessoais são fundamentais para serem vistos como exemplos na sociedade.
O Estado moderno
Para Weber, a natureza da politica é a luta, uma disputa de forças entre os homens, é a própria participação no poder ou na luta para influenciar na distribuição de poder entre os indivíduos ou grupos, caracterizando-se assim:
A existência de um mecanismo fundamental administrativo e jurídico, responsável pelo funcionamento das atividades estatais;
Presença de associações politicas que disputam o poder, partidos políticos;
Monopólio do uso legitimo da força.
A definição de Estado moderno agregou ao elemento do monopólio do uso da força e violência, isso quer dizer que o Estado é a única instituição social que pode manter um mecanismo militar e bélico, que pode ser