O que é pensamento sistêmico?
O pensamento sistêmico orienta a sociedade, a educação, a ciência e a tecnologia para um novo ideal de mundo e de desenvolvimento.
Surgiu no século XX, que contrapõe o cartesianismo que é uma forma de abordagem da realidade.
O pensamento sistêmico reivindica uma nova visão de mundo para superarem a crise epistemológica e psicológica, que se abate sobre a ciência, tecnologia, educação, cultura e a sociedade. Essa crise é causada pelo excesso de racionalismo que existe, por extrema desigualdade social do conhecimento da própria população.
Os avanços tecnológicos causam uma grande desigualdade social em diversos paises subdesenvolvidos, e esses avanços acabam sendo utilizados, apenas para quem tem boas condições financeiras.
E se fomos parar para pensarmos, do que adiante avanços tecnológicos e científicos se a desigualdade ainda cerca a população.
Princípios da ciência é a racionalidade, experiência e comprovação, esses princípios são direcionados para a educação e não é tão simples como a ciência e a tecnologia, pois estamos tratando de pessoas.
O pensamento sistêmico pode ser definido com uma nova forma de percepção da realidade, e segundo a uma pesquisa da CAPRA no ano de 1996, quando mais estudamos os problemas de nossa época, percebemos que eles não podem ser entendidos isoladamente, e que são problemas sistêmicos e estão interligados e são interdependentes. Entender a realidade sistemicamente significa colocá-la dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações.
A idéia de inter-relação entre os objetos e seres vivos foi apresentada pela CAPRA no ano de 1996. Os objetos e os seres vivos estão em constante relação, não podendo ser estudadas, vistas, analisadas e entendidas separadamente.
Os sistemas não podem ser compreendidos por meio das analises individuais conforme a ciência sistêmica. O pensamento cartesiano, o pensamento holismo e o pensamento sistêmico, apesar de serem diferente, não são diretamente