O pensamento sistêmico
Paradigma tem muitos significados, dependendo do contexto que é usado. Expectativa, crença, padrão e modelo seus principais significados.
Ao longo da historia muitos paradigmas foram conceituados, inventados, dependendo do padrão de vida e da tecnologia e do conhecimento do mundo, em base nisso Fritjoj Capra introduziu a noção de paradigma social, os últimos 3 paradigmas históricos ocidentais são:
O paradigma religioso: da antiguidade a idade média, acreditava-se que a verdade existia em um plano divino, o conhecimento humano era limitado, dado a poucos “iluminados”, quanto maior a dedicação religiosa maior o conhecimento.
Paradigma científico/moderno: Simplicidade, Estabilidade e Objetividade,
PARADIGMA PÓS-MODERNO/SISTÊMICO: complexidade, instabilidade e subjetividade.
A passagem do científico para o sistêmico mostra uma realidade totalmente diferente, fazendo o “ser” fazer parte do mundo e influenciando nele.
Observando ainda o paradigma sistêmico ou pensamento sistêmico, podemos dizer que ele incluiu no mundo a inter e a transdisciplinaridade, tendo uma percepção maior sobre o mundo. Vendo os problemas como um todo e analisando cada parte dos sistemas, e seus subsistemas para uma visão mais ampla sobre a solução, levando em conta todos os efeitos colaterais que essa escolha pode levar.
O pensamento sistêmico dentro de uma empresa, por exemplo, poderia alavancar o conhecimento, aumentando o ativo dos funcionários, e a produção da empresa.
Um exemplo seria uma empresa de relacionamento com cliente onde cada pessoa só tem o conhecimento de sua área, transferindo o cliente varias vezes com a dificuldade de resolver o problema, assim o deixando frustrado e perdendo esse cliente. Em uma empresa com uma visão sistêmica ativa, por exemplo, os funcionários teriam um amplo conhecimento do que fazem e por saberem da inter-relação das suas funções poderiam chegar a conclusões mais rápidas, e assim resolvendo o problema com mais