O direito como ciencia e sua metodologia
Direito patrimonial: O segundo episodio no qual, pra se livrar de uma obrigação vultuosa causada por prováveis fraudes na contabilização das contas, o titular do direito de propriedade optou por alienar seu patrimônio por venda. É patrimonial pois nada o forçou, judicialmente, a alienar seu patrimônio, ele o alienou por vontade própria.
Direito extrapatrimonial: Para preservar direitos de terceiros, a justiça decidiu pela desocupação da mansão. Nesse caso, é extrapatrimonial pois o dono foi obrigado a desocupar o imóvel, no caso, e sem ressarcimento, para preservar os direitos de terceiros.
Direito disponível: O segundo episodio no qual, pra se livrar de uma obrigação vultuosa causada por prováveis fraudes na contabilização das contas, o titular do direito de propriedade optou por alienar seu patrimônio por venda. É um direito disponível pois, a parte pode abrir mão sem que terceiros se opusessem.
Direito indisponível: Para preservar direitos de terceiros, a justiça decidiu pela desocupação da mansão. Esse é um caso de direito indisponível pois, o Estado que ordenou a desocupação e, mesmo se o dono quisesse permanecer no imóvel, não poderia.
Direito Transmissível: Para preservar direitos de terceiros, a justiça decidiu pela desocupação da mansão. É um caso transmissível, pois, a mansão não era do dono das obras de arte, não deveria ter sido alienada pelo Estado.
Direito Intransmissível: A desocupação da mansão, pois, é o direito de pleitear danos morais para amenizar danos a sua honra.