freud e a psicanalise
S. Freud ( 1856- 1939) foi o criador da corrente da Psicologia designada por Psicanálise.
A Psicanálise é simultaneamente: uma teoria explicativa do psiquismo humano e do comportamento:
- descoberta de uma zona inconsciente do nosso psiquismo que determina a maioria dos nossos actos. Esta descoberta fez com que:
- a visão do homem como um ser inteiramente racional, capaz de controlar todos os seus comportamentos, fosse posta em causa.
- a partir de Freud certos comportamentos que eram atribuídos a causas ocultas, passassem a ter uma explicação científica. um método terapêutico de investigação dos processos mentais inconscientes, através das suas manifestações, visando a cura de certas perturbações.
São utilizadas técnicas específicas como forma de aceder ao inconsciente, tornando os seus conteúdos conscientes, o que permite a cura dos sintomas neuróticos.
Origem da Psicanálise.
Freud é o iniciador desta perspectiva.
Austríaco, forma-se em Medicina em 1881, em Viena.
Exerce, no início da carreira, clínica privada como psiquiatra.
Entre 1885-1886 permanece em Paris, no hospital de La Salpêtriére, onde assiste ao modo como o médico Jean Charcot trata os seus doentes, que sofriam de histeria, recorrendo à hipnose. Os doentes de Charcot apresentavam uma série de sintomas físicos – paralisias, cegueira, entre outros – sem que houvesse uma causa orgânica para tal. Tais sintomas desapareciam durante o estado de hipnose o que provava a sua origem psicológica e o facto de haver uma zona do psiquismo desconhecida, inconsciente.
Freud regressa a Viena em 1886 e começa a trabalhar com J. Breuer, médico vienense, utilizando a hipnose como método terapêutico e fazendo estudos sobre a histeria.
Fica conhecido para a história da Psicanálise o caso de Anna O. (Bertha Papenheim), uma jovem com inúmeros sintomas histéricos – paralisia, cegueira, hidrofobia) que surgiram após a morte de seu pai. Esses sintomas desapareciam sob o efeito da