O que é necessario para manter equipes motivadas
Atualmente, o tema motivação é muito enfatizado no meio organizacional e é objeto de estudo de muitos pesquisadores, pois ao passar do tempo, percebeu-se a importância do colaborador dentro da organização. A pessoa passou a fazer parte da organização, deixando de ser apenas uma peça no processo produtivo, consequentemente o papel do líder também evoluiu, pois o mesmo deixou de ser o temido “chefe” e passou a ser um facilitador das relações de trabalho.
Motivação é todo o tipo de influência que traga vantagens na conduta das pessoas para com o trabalho. São os gestores os responsáveis por ajudar os subordinados a executarem o seu trabalho de forma eficaz e eficiente Para se entender melhor o que é a motivação foca-se desde já três aspectos considerados importantes: diferenças individuais, características do trabalho e práticas organizacionais. O gestor tem de conhecer o empregado e perceber como é que estes três fatores interagem com o comportamento do empregado, embora algumas vezes, os fatores que afetam o comportamento do empregado devam ser controlados pelo próprio gestor.
As diferenças individuais dos empregados, são as necessidades pessoais, valores, atitudes, interesses e aptidões que as pessoas trazem para os seus trabalhos. Como estas características variam de indivíduo em indivíduo, também a motivação é afetada por vários aspectos pessoais.
As características do trabalho são os aspectos que determinam as suas limitações e desafios. Estes podem ser: a variedade de habilidades que o trabalho requer, a capacidade que o empregado tem de efetuar a tarefa completa desde o inicio até ao fim, o significado pessoal que tem esse trabalho, autonomia e o tipo e tamanho de "feedback" recebido pelo empregado. Um empregado que esteja satisfeito com aquilo que faz e com as características do seu trabalho, ficará muito mais motivado do que um que esteja insatisfeito.
As práticas organizacionais são os regulamentos, as políticas de recursos humanos,