O QUE É MARKETING VERDE
Marketing Verde
Em primeiro lugar é importante definir o conceito de Marketing Verde. Este tipo de marketing é representado pelos esforços das organizações em satisfazer as expectativas dos consumidores de produtos que determinem menores impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida (produção, embalagem, consumo, descarte, etc). A divulgação desses esforços deve ser feita de modo a gerar um maior consumo desses produtos e maiores lucros para as empresas.
Adotar um Programa de Marketing Ambiental não é tão simples como parece. Entenda-se que o Marketing Verde deve ser encarado com seriedade e não como uma simples declaração de “amor à natureza”. A adoção de um programa destes pode representar uma melhor posição competitiva para as empresas. O Marketing Verde tem vindo a representar uma reação das empresas mais socialmente responsáveis às expectativas da sociedade, por produtos e serviços que determinam menores impactos ambientais.
Essas expectativas foram criadas por um longo processo, a nível mundial, em que a preocupação com o meio ambiente veio adquirindo maior importância. O Marketing Verde não se limita à promoção de produtos que tenham alguns atributos verdes, isto é, produtos recicláveis e produtos que não destruam a camada de ozonio. Isto porque para uma empresa se posicionar como ambientalmente responsável, ela deve, antes de mais nada, organizar-se para ser uma empresa ambientalmente responsável em todas as suas atividades.
Para que isso aconteça, todos os funcionários da empresa devem estar conscientes de que a empresa não pode ter nenhuma falha no seu comportamento ambiental. No caso de falha do comportamento, o processo de reconstrução da imagem é muito demorado e difícil, sendo retratada pelos meios de comunicação como empresa ambientalmente irresponsável.
Assim, a empresa deve adotar um comportamento pró-ativo, isto é, deve estar sempre aperfeiçoando o seu comportamento ambiental, sendo que as expectativas da