Resenha Int Adm
GRADUAÇÃO EM CIENCIAS CONTÁBEIS NOTURNO
PRIMEIRO SEMESTRE
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
Resenha capítulos 5, 6 e 7
Guilherme Corrêa
Ciências Contábeis Noturno
24/03/14
Capítulo 5
A noção de paradigma na administração
Paradigma na Grécia antiga significava “mostrar lado a lado”. Usado pelo filosofo Platão para designar idéia de “modelo”. Para Thomas Kuhn filosofo americano o paradigma é um conjunto de crenças compartilhadas por cientistas, uma espécie de acordo sobre como os problemas de determinado campo de conhecimento devem ser compreendidos.
Da ciência à administração
O padrão de tecnologia é o conjunto de conhecimentos e meios para realizar ou produzir alguma coisa, quando mudada há conseqüências em todo o contexto interno e externo das organizações.
Um paradigma administrativo é uma referencia ou matriz de condutas que inclui as atividades de planejamento, organização, execução e controle, as técnicas e os procedimentos aceitos e adotados pelas empresas ao longo do tempo.
Uma organização é constituída de três elementos básicos: os elementos técnicos e administrativos, os elementos psicológicos, pessoas e sociais e os elementos contextuais, que informam a razão da existência da organização na sociedade. Os elementos básicos devem ser administrados no âmbito de uma organização incluem:
Meio técnico-administrativo
Meio social
Meio econômico-social-politico e o mercado
Taylorismo, fordismo, fayolismo, humanismo, modelo burocrático ou orgânico, abordagem sociotécnica, abordagem estratégica, qualidade e participação, toyotismo ou modelo japonês, reestruturação flexível, entre outras, são componentes da formação de paradigmas na administração, ou seja, um conjunto de esforços, métodos e técnicas, princípios e valores, teorias e praticas, doutrinas e modelos de ação que marcam uma contribuição ao campo da gestão.
Breve histórico dos paradigmas da administração
Paradigmas formadores apresentam características