Como fazer uma resenha crítica
4159 palavras
17 páginas
1. TÍTULO DA RESENHA: A Contabilidade Gerencial e o apoio às decisões operacionais, táticas e estratégicas. 2. OBRA RESENHADA: OSTRENGA, Michael. et al. GUIA ERNEST & YOUNG PARA GESTÃO TOTAL DE CUST OS. Tradução Nivaldo Montigelli Jr.. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1997, 349p. 3. RESENHISTA: Adm Jose Lindenberg Julião Xavier Filho 1 4. TIPO DE RESENHA EXPO STA: A proposta deste trabalho nã o é uma resenha crítica, pois resenha crítica é: [...] uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro fei tos pelo resenhista. (MARCONI e LAKATOS, 2005, p.89). Deste modo, não será encontrado o resumo, parte integrante de uma resenha. Com isso, o corpo deste trabalho baseia -se numa análise administrativa, não puramente metodológica, onde discutir -se-ão os conceitos contidos no livro supra citado, indicando sua relevância, sua contemporaneidade e sua profundidade prática. O motivo da mudança no tipo de resenha exposta faz jus aos usuários deste trabalho, que em sua maiori a são profissionais da área e conhecedores da obra resenhada. Assim, a objetividade será buscada inferindo diretamente os conceitos ao invés de atender a metodologia própria pertinente à elaboração de uma resenha crítica.
Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista MBA em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), inscrito no CRA/PE sob o número 7828.
1
5. CRÍTICA DO RESENHIST A: O livro trás título bem provocante quando menciona a palavra “guia”, desta forma, tem -se a falsa impressão que se trata de um passo a passo para o controle total dos custos. Impressão essa que o próprio autor renega no transcurso do prefácio. Trabalhar com custos a tualmente é um