capítulo 05
CAPÍTULO 05
Este capítulo abrangerá :
1. Uma linguagem de marcação: HTML.
2. Tags ou comandos
3. Elementos que compõem uma página HTML
HTML: UMA LINGUAGEM DE MARCAÇÃO
A HTML é uma linguagem de marcação. Criar um documento em uma linguagem de marcação significa que você começa com o texto da sua página e inclui tags especiais no início e no final de determinadas palavras ou parágrafos.
As tags indicam as diversas partes da página e produzem diferentes efeitos no navegador.
Os arquivos recebem a extensão .html e possuem como ícone a seguinte imagem:
O ícone a esquerda pertence ao Netscape e o a direita ao Internet Explorer 5. A primeira página a ser exibida geralmente recebe o nome de index.htm ou .html, dependendo do provedor que hospeda a página.
As tags normalmente são especificadas em pares, delimitando um texto que sofrerá algum tipo de formatação. As tags são identificadas por estarem entre os sinais < > e < / >.
Entre os sinais < > são especificados os comandos propriamente ditos. No caso de tags que necessitam envolver um texto, sua finalização deve ser feita usando-se a barra de divisão /, indicando que a tag está finalizando a marcação de um texto.
O formato genérico de uma tag é:
<nome da tag> texto</nome da tag>
Mas algumas tags não possuem finalização.
Vejamos agora alguns comandos e o tipo de efeito que estes causam ao texto quando interpretados pelo browser.
Assim como outras linguagens, a HTML possui uma estrutura básica para seus programas. Para que um browser interprete corretamente o programa, ele deve possuir alguns comandos básicos que sempre deverão estar presentes. Alguns browsers até dispensam seu uso, porém é melhor assumir como parte fundamental do programa tais comandos.
Um programa HTML possui três partes básicas, a estrutura principal, o cabeçalho e o corpo do programa. Todo programa deve iniciar com o comando, tag, <html> e ser encerrado com o comando