O QUE É KANBAN E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS
Kanban é um método de sinalização de controle dos fluxos de produção, transportes de uma organização e a transferência dos materiais do ciclo de produção. Esse sinalizador pode ser um cartão, luzes, caixas vazias e ainda locais vazios demarcados.
Kanban de produção: é o sinal determina a produção da quantidade de um item. Este sinalizador é afixado nas peças após a produção e retirado após o consumo do cliente, voltando ao processo para autorização da produção e reposição dos itens consumidos.
Kanban de transporte: é o sinal que autoriza a movimentação física de peças entre p processo fornecedor e o cliente. Os sinalizadores são afixados nos produtos e transferidos a outro processo. Após o consumo eles são retirados e são liberados para realizar novas compras do processo fornecedor. e-Kanban: as organizações estão implantando o Kanban eletrônico junto aos sistemas ERP disponíveis, com a intenção de diminuir os erros existentes no Kanban físico, tais como perda de sinalizadores e a falta de atualização nos quadro, já que a sinalização do produto é imediata.
Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em