Sistema Kanban
CURSO DE GRADUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO
ACADÊMICOS: FABIO LUIZ
LUCAS DA LUZ
LUCAS LEO DE SOUZA
MARCOS ANDRADE
VITORIO RIBEIRO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS II
PROFESSOR (A): ANTÔNIO JOSÉ BICCA
O SISTEMA KANBAN
FLORIANÓPOLIS, SC
Outubro 2013
Introdução
É de conhecimento geral que atualmente as empresas se encontram em um senário altamente competitivo, onde se exige cada vez mais planejamentos estratégicos eficientes, que não permitem desperdícios de recursos capitais e também de tempo, fazendo com que a economia e a agilidade nos processos se tornem prioridade.
Para esses planejamentos, criaram-se os setores de Logísticas nas Organizações, que está relacionado com todos os setores, obtendo uma visão ampla dos pontos críticos que a empresa esta enfrentando, podendo assim criar soluções para reverter à situação, fazendo com que o desperdício se transforme em lucro.
É indiscutível que hoje em dia existem diversos modos de sistema de produção para serem utilizados como apoio nas indústrias de modo geral, dentro desses sistemas, existe o Sistema Kanban de Produção, no qual tem a meta de mostrar a quantidade de peças e componentes necessários para se produzir o produto. É uma forma de solicitar as peças para a próxima etapa no processo de produção, agilizando assim o trabalho.
Desenvolvimento
Conforme estudos realizados a cerca do tema sistemas, conseguimos identificar alguns aspectos importantes sobre o assunto, o Sistema é um conjunto de elementos interligados que busca a formação organizada de processos, englobando diversos temas e disciplinas, dentre essas disciplinas está a Administração.
Dentro da Administração tem o sistema Kanban de produção. De acordo com Moura, Umeda (1984), o Kanban é uma técnica japonesa de gestão de materiais e de produção no momento exato (Just-In-Time), que é controlado através do movimento de