Paper novo
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
PRODUÇÃO ENXUTA
LEAN MANUFACTURING
Ivanilda Vieira
Maria de Jesus
Francisco Ruy
Izandro Brasil
13/06/15
RESUMO
Dentre os fatores críticos de sucesso das empresas, destaca-se a escolha do sistema de produção que estas devem adotar. Tal sistema deve estar alinhado com seus objetivos e deve garantir seu desenvolvimento e sua sobrevivência no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é elucidar o conceito de manufatura enxuta e explanar as inúmeras vantagens que a adoção deste modelo de produção pode gerar a uma organização. Para tanto, realiza-se num primeiro momento a contextualização histórica deste sistema, bem como a explicação de seus princípios básicos e dos sete tipos de desperdício que este sistema procurar minimizar. Em sequência é realizado um estudo de caso em uma indústria de equipamentos eletrônicos que adota o Lean Manufacturing, dando enfoque aos benefícios gerados pela utilização de uma ferramenta característica deste sistema, kanban .
Palavras-chave: manufatura enxuta, kanban, lean manufacturing
1. INTRODUÇÃO
O advento da globalização e o surgimento de novas tecnologias fizeram com que o mercado mundial se tornasse cada vez mais competitivo, o que obrigou as empresas a diminuir custos e aumentar a qualidade de seus produtos.
A necessidade de crescimento e sobrevivência das empresas resultou na busca por métodos mais eficientes de produção. O foco no combate ao desperdício de tempo, ao excesso de estoque, à falta de padrões e à baixa qualidade fez surgir uma nova filosofia gerencial, a “Manufatura Enxuta”.
A origem da filosofia de produção enxuta vem do final da Segunda Guerra Mundial, momento em que a indústria japonesa automobilística, especialmente a Toyota Motor Company, tentou superar o modelo americano através da utilização de novos métodos que tinham como linha base produzir mais com menos (SHINGO, 1996).
De acordo com Werkema (2006), “o Lean Manufacturing é