O que é ideologia
Resumo
O livro Mariana Chauí ‘‘O que é ideologia” começa dizendo sobre a teoria das 4 causas, elaboradas por Aristóteles ,que, foi a forma encontrada pelo filosofo para explicar o movimento, que é toda a alteração de uma realidade. Segundo ele, haveria uma causa material, a causa formal ,a causa motriz ou eficiente e a causa final, sendo esses quatro a explicação de tudo que existe, como existe como se altera e qual a finalidade de sua existência, e o livro segue citando alguns filósofos e idealistas e materialistas como karl Marx.
Empirismo
Empirismo que quer dizer experiência dos sentidos, considera que os fatos ou coisas, palpáveis para quem observa ou “observador” formam o real.
O termo ideologia fui usado pela primeira vez no livro de Destutt de Tracy. Elements d´ idéologie
Esclarece que Napoleão Bonaparte após ser apoiado pelos ideólogos Franceses se encarregou de deturpar o sentido de ideologia e ideólogos dizendo que as desgraças que atingiram a França foram culpa da ideologia, metafisica que buscava fundar a legislação dos povos.
As três grandes consequências da concepção positivista da ideologia
1)Reduz a teoria a organização sistemática e hierárquica de ideias.
2)Estabelece uma relação autoritária entre a teoria e a prática
3)Interpreta a prática como um simples instrumento que aplica regras e princípios teóricos.
Do ponto de vista de Drkheim ideologia é um resto, uma sobra de ideais antigas, preconceitos e noções do qual o sociólogo deve se livrar ao estudar algum fato social sendo isto positivismo ideológico.
De acordo com Marx o idealismo é algo dominante ou seja que domina as classes inferiores elas querendo ou não, usa as pessoas como se fossem marionetes, e as pessoas usadas acreditam que fazem por sua própria vontade, porem não vem que estão sendo influenciadas ou manipuladas pela classe dominante, e mesmo quando percebe-se o agir de um idealismo negam-se a