O que é ideologia introdução
Conceito
Ideologia: ideário histórico, social e político que oculta a realidade, o qual assegura e mantém a exploração econômica, desigualdade social e dominação política. ≠ Ideário: conjunto sistemático e encadeado de ideias.
Aristóteles:
“Conhecer é conhecer pela causa.”
Só há conhecimento da realidade (permanência e movimento dos seres) quando há conhecimento da causa.
Teoria da causalidade
Uma causa é o que responde ou se responsabiliza por algum aspecto da realidade, e as quatro causas são responsáveis por todos os aspectos de um ser.
As quatro causas não possuem o mesmo valor. Essa hierarquia é representada abaixo: As quatros causas permitem explicar a permanência e o movimento (ou mudança):
Uma coisa permanece enquanto permanecer: Uma coisa muda ou move-se porque:
Causa formal: responsável pela essência ou natureza da coisa Sua forma (causa formal) Causa final: responsável pelo motivo pela finalidade e pelo sentido da existência da coisa Sua finalidade (causa final) Causa motriz ou eficiente: responsável pela presença de uma forma em uma matéria Um agente de mudança altera a forma da matéria
Causa material: responsável pela matéria de alguma coisa A matéria está sujeita a mudança
A teoria das quatro causas leva a uma distinção entre dois tipos de atividades:
Práxis Atividade ética e política Atividade própria dos homens livres, dotados de razão e de vontade para deliberar e escolher uma ação. O agente, a ação e a finalidade são idênticos e dependem apenas da força interior ou mental daquele que age.
PoiésisAtividade técnica Rotina mecânica. O trabalhador é a causa eficiente, introduz a forma numa matéria e fabrica um objeto para alguém. Causa final é outrem, o usuário, causa final da fabricação.
A teoria das quatro causas consolida-se no pensamento ocidental graças à filosofia e à teologia medievais, pois o pensamento medieval interpreta e dá continuidade à herança aristotélica.
Em ambos os casos, há sociedades que