O QUE É FILOSOFIA
Síntese:
Com base na leitura do texto “O que é filosofia” de Caio Prado, é evidente que a Filosofiaexercita o debate de idéias, reflexões e pensamentos. Sobre os fatos apresentados, nota-se também que a Filosofia não é um fato consumado, isto é; a Filosofia não é exata, pois ela pode passar portransformações contínuas.
A Filosofia não é considerada uma ciência, haja vista o fato de ela sofrer modificações, por não ter uma opinião definida e não se utilizar comprovação, e sim usar a razão.
Olivro de “O que é filosofia?” abrange o pensamento de diversos filósofos, entre eles: Aristóteles, Hegel e Platão.
Os raciocínios dedutivos de Aristóteles se caracterizam por proporcionarconclusões simples e objetivas. Aristóteles julga que uma explicação certa não pode ser senão coerente. Ele realiza a constituição e integração da avaliação de seu tempo, no que hoje seriam a física, aastronomia, a biologia.
Já Platão relata de dois mundos totalmente diferentes, o mundo sensível e o mundo das idéias. O Mundo das idéias é acatado como o mundo das perfeições, entretanto o mundo sensívelé seguido de imperfeições, haja vista o mesmo haver plagio do mundo das idéias, tornando-o um mundo corrompido.
Hegel com a metodologia de preparação do conhecimento e desenvolvimento dosconceitos, trouxe a maior ajuda de todos os tempos para o esclarecimento da dificuldade do conhecimento. A circunscrição que Hegel fez desse avanço é imaginária. Além disso, como idealista que é, afronta oprogresso do conhecimento e da razão. Ele há desenvolve de tal modo que a humanidade não é senão uma massa dele.
Percebo neste texto que Filosofia é uma modalidade de conhecimento e há discrepânciasentre conhecimento científico e conhecimento filosófico. A Filosofia é o inicio do próprio inicio; o conhecimento do conhecimento, e que além da ontológica, estuda o universo como um todo.