estagio
Com o lúdico como recurso pedagógico podemos analisar o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Brincar ajuda criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atitudes lúdicas a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais , reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. O lúdico pode ser usado como um recurso, que propicia um ensinar de forma correta, simples e divertida. A criança também constrói seu conhecimento, em brincadeiras próprias, as quais chamam de livres. É importante ressaltar que toda atividade desenvolvida como proposta de aprendizagem educacional para a criança será bem aproveitada se a abordagem do conteúdo respeitar e acompanhar sua faixa etária.
O jogo e a criança caminham juntos, desde o momento em que se fixa a imagem da criança como um ser que brinca. A atividade lúdica incorporada à vida da criança possibilita a preparação para a vida; a liberdade de ação; prazer obtido; possibilidade de repetição das experiências e realização simbólica dos desejos. Compreender melhor esses significados nos remeterá a importância de incluir o lúdico em nossa prática pedagógica.
“”A brincadeira infantil é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos fundamentais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere. A brincadeira é de fato um espaço de aprendizado sócio-cultural localizado no tempo e no espaço. (WAJSKOP 1998 apud VYGOTSKY 1995, p.16) “”
O brincar da criança apóia e