O que é filosofia
a) O que caracteriza a atitude filosófica?
Ter uma atitude filosófica é em si filosofar, entretanto, esta filosofia não é embasada em empirismos. Logo, a atitude filosófica caracteriza-se por ser: Radical: Busca os conceitos desde a raiz para que assim se possa fazer uma crítica fundamentada na razão; Procura a essência: Busca sempre o significado e a origem do que quer conhecer; Faz uma reflexão: Onde o pensamento volta para si mesmo, interrogando a si mesmo.
b) A especificidade do conhecimento filosófico.
Possui quatro definições gerais: Visão de mundo de um povo/cultura: conjunto de idéias, valores e de hábitos que definem assim a identidade de um povo. Entretanto, não se pode confundir isso com cultura de um povo; Sabedoria de vida: Trata-se de um filosofar espontâneo (filosofia de vida). Tendo como exemplo o Cristianismo. Esforço racional, sistemático e rigoroso: No qual procura se atribuir um sentido racional para a verdade; Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas: Preocupa-se usualmente com os princípios do conhecimento.
c) O sentido da filosofia
A filosofia em si, significa amor pelo saber. Ela existe para, através da racionalidade, resolver um problema coletivo. Porém, para se solucionar este problema com segurança e vigor é necessário sempre existir um fundamento sólido. Ele nada mais é que a razão, presente ao nosso redor e no interior do próprio ser humano.
1°) Tomando por base a concepção platônica desenvolvida na alegoria da caverna, desenvolva um comentário a respeito da função do filósofo e da filosofia em nosso contexto atual.
Fazendo um paralelo entre a Alegoria da caverna e os dias atuais, pode-se perceber que existem muitos indivíduos nas mesmas condições de escuridão no que se refere a conhecimento e visão crítica dos fatos. A filosofia está presente com a função de trazer aos seres humanos uma forma