O que é Filosofia
Resumo:
Neste livro, o autor procura apresentar a Filosofia. O autor utiliza linguagem simples, porém, estruturalmente complexa.
Explica os conceitos básicos da Filosofia, seus conceitos, linhas de pensamento e suas características.
Os objetos ocupados pela filosofia são os mesmos que as demais ciências, porém, o ponto de partida e o ângulo são diferentes. A ciência trata o conhecimento em nível direto e imediato e a filosofia trata o conhecimento sobreposto a este, não tratando o conhecimento direto, mas tratando o conhecimento sobre este conhecimento. A ciência trata os dador experimentais e a filosofia trata as ideias.
O Autor considera a “classificação” (operação mental de classificar) que entende ser a análise do conhecimento e da sistemática conceitual apresentada pelo conhecimento como a maior contribuição de Platão, se revelando aí a Filosofia como o conhecimento do conhecimento. Foi ele, Platão, quem teve a intuição e marcou com clareza a distinção entre o conhecimento e o conhecimento do conhecimento.
Outro ponto importante apresentado é a evolução da Filosofia. As principais características e diferenças entre o pensamento de filósofos como Platão e Aristóteles, por exemplo.
É apresentado e esquematizado os conceitos de “matéria”, “espaço” e “tempo” e o próprio “conceito” ganha forma de acordo com o conhecimento obtido. Mostra ainda como o conhecimento é alcançado por operações lógicas na manipulação conceptual.
Ser e Conhecer. No século XVI iniciou-se a busca pela relação entre a mente humana (pensamento, razão) e o mundo exterior.
A filosofia moderna apresenta dois polos: Idealismo e Materialismo. O idealismo não exterioriza o conhecimento como o materialismo. Ele traz o universo para a esfera subjetiva. Se ocupa do pensamento e seu produto que é o conhecimento.
O autor traz uma visão sobre Marx e seu pensamento e destaca a