eCONOMIA
1. O Feudalismo
Regime Feudal – Proveniente da Idade Média, onde os poderes jurídicos, econômicos e políticos pertencem aos senhores feudais.
A Sociedade Feudal era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses, esta sociedade também continha uma segunda camada, chamada de clero (membros da igreja católica), e uma terceira camada, os camponeses, geralmente compostos de artesões.
A Economia desta sociedade era baseada principalmente em agricultura, inicialmente nesta idade a moeda já era introduzida, porem pouco usada. As trocas de produtos e mercadorias (escambos) era o mais comum.
2. Transição Feudalismo Capitalismo Comercial
3. Capitalismo Comercial.
Como dito acima, no regime feudal a economia se baseava em troca de mercadorias, porem nesta transição os comerciantes ganharam uma autonomia e um destaque maior. Juntamente foi criado o lucro onde maior parte ficava com os atravessadores (comerciante) e não com os produtores. Esta fase foi o inicio da acumulação de capital.
4. Transição do Capitalismo Comercial para o Capitalismo Industrial
Esta Transição foi onde iniciou o trabalho assalariado e aumenta ou se declara a separação das classes. A primeira classe fica com os donos de meio de produção e a segunda o trabalhador, quem apenas possui sua força do seu trabalho.
Essa sociedade inicialmente iniciou na Inglaterra em meados do século XVIII, e iniciou com a revolução industrial.
5. Capitalismo industrial
Como dito o capitalismo industrial deu inicio com o trabalho assalariado, sua economia se baseava na aplicação do capital nas indústrias.
Sua economia era baseada nas indústrias, de onde saia a principal fonte de lucro e negócios. Destaque para a industrial têxtil.
Sua sociedade era basicamente da burguesia e os trabalhadores. Burguesia onde se concentrava a renda, contido por donos de indústrias.