Resumo: sobre o vídeo Vida Maria
O Vídeo “Vida Maria”, premiado curta metragem em animação gráfica 3D do diretor Márcio Ramos, nos mostra de uma forma simples porém verdadeira como a família influencia na formação cultural dos indivíduos.
A família está na base de todo o processo de transmissão cultural dentro da sociedade.
A criança em desenvolvimento apreende o mundo principalmente através da visão de seus pais. No exemplo do vídeo, a mãe não dá importância ao fato de a filha estar aprendendo a ler e escrever. Isso é um reflexo do subdesenvolvimento, no qual a família precisa lutar pela subsistência e depende do trabalho braçal, provavelmente o trabalho agrícola, desvalorizando portanto o ensino escolar intelectualizado.
A escola transmite conhecimento, tanto cultural quanto intelectual, porém é através da família que o indivíduo adquire boa parte de seus valores, tanto morais quanto pessoais, auxiliando ou interferindo em seu o processo educacional. O indivíduo encontrará portanto nesse ou naquele conhecimento maior sentido dependendo, portanto, do modo de vida e de "pensar" da sua família.
Nas comunidades urbanas, onde os avanços tecnológicos estão infiltrados na vida social e na vida familiar, tanto através dos meios de comunicação como nos meios educacionais e de lazer, os valores familiares se mesclam aos valores da comunidade e a influencia familiar perde força, porém continua servindo de base na formação do caráter e moral dos indivíduos.
Quando a escola tem um maior vínculo com a família, isso favorece o processo de ensino aprendizagem pois possibilita que os conhecimentos e valores escolares alcancem a base da sociedade.
Através de uma linguagem acessível tanto a adultos quanto à criança, o vídeo mostra como a formação cultural dos indivíduos tem estrita relação com os valores familiares. Os