O que é ethos, ética e moral.
Ethos
A palavra ethos vem do grego. Quando ela é escrita (em grego) com êpsilon, significa “costume”. No entanto, quando a palavra ethos é escrita com eta, tem o sentido de “caráter”. Vemos que o vocábulo ethos não teve um único significado. Ele pode tanto significar “residência”, “morada”, “lugar onde se vive” quando aponta para o nosso modo de ser no mundo ou “caráter”.
É bom notar que este modo de ser ou morada do ser se constrói na medida em que a vida é organizada nas quatro direções ou relações fundamentais de todo ser humano, ou seja, si mesmo, o mundo, o outro e a transcendência. O ethos se coloca em ação quando organizamos essa nossa vida dentro de um tempo e espaço. Isto se dá na medida em que vamos escolhendo a melhor resposta frente aos desafios, experimentando, mudando, criando até conseguirmos ajeitar o nosso “ninho”. Deste ethos em ação vão surgindo os valores, as normas, os costumes de uma civilização, de um povo, de um grupo social ou até de um único indivíduo. Ele é à base da moral e do próprio direito.
O ethos esta em ação desde que existimos como seres humanos sobre esta Terra. Isto significa que, enquanto membros da raça humana, participamos de uma longa história do ethos. Nós integramos as experiências passadas da humanidade. Ou seja, podemos falar de um ethos de toda a raça humana.
Você já notou que muitas coisas são tão evidentes em nossa vida que nós acabamos vivendo isso ou fazendo aquilo sem muita reflexão? E que, sem acionar cada vez a capacidade do nosso “pensar”, temos um jeito próprio de nos relacionar com as mais diversas instâncias de nossa vida? O que é que nos permite isto? O ethos! A grande parte de nossas tarefas e de nossos problemas, nós os realizamos a partir desta matriz de percepção, de apreciação e de ação que nos permite, inclusive, corrigir constantemente os resultados obtidos no presente e integrar as experiências do passado.
O ethos é, por um lado, todo um sistema de disposições adquiridas e, por outro