etica
Texto selecionado e organizado p/Professor Ms. José Alves Santos
É comum encontrarmos o uso dos termos ético e moral como sendo equivalente, o que não é adequado, pois a palavra moral posterior ao ethos tem um sentido diferente.
0 ETHOS GREGO POSSUI DOIS SIGNIFICADOS BÁSICOS, como nos mostram Dussel, Aranguren e Lima Vaz. 0 ethos, que origina a palavra ética, tinha dois sentidos e, posteriormente, perdeu-se essa distinção ao ser usada a palavra moral.
Henrique de Lima Vaz logo no início de seu livro, Escritos de Filosofia enfatiza que:
"0 termo ethos é uma transliteração dos dois vocábulos gregos ethos (com ETA inicial) e ethos (com epsilon inicial). É importante distinguir com exatidão as matizes peculiares a cada um dos termos”.
"A primeira acepção de ethos (com ETA) designa a morada do homem. 0 ethos é a casa do homem. 0 homem habita sobre a terra acolhendo-se ao recesso seguro do ethos (...). A metáfora da morada e do abrigo indica justamente que, a partir do ethos, o espaço do mundo torna-se habitável – Para o homem. É no espaço do ethos que o logos torna-se compreensão e expressão do ser do homem como exigência radical de dever-ser ou do bem. Assim, na aurora da Filosofia grega, Heráclito entendeu o ethos na sua sentença celebre: ethos anthropos daimon. 0 ethos é regido pelo logos e nessa obediência ao logos que se dão os primeiros passos em direção à ética.”
A segunda acepção de ethos com ‘épsilon’ diz respeito ao comportamento que resulta de um constante repetir-se dos mesmos atos. 0 ‘ethos’, nesse caso, denota uma constância no agir:
São dois modos de entender, mas ao ser transliterado (escrever com o nosso alfabeto uma palavra grega) torna-se uma única palavra, pois não temos duas diferentes maneiras de escrever a terra e, enquanto que no grego ao se escrever com o 'eta' (H) ou com o 'epsilon'(E) altera-se o significado. No primeiro sentido indica 'morada', enquanto no segundo e uma referência a um ato