O que é estratégia
A busca constante de melhoria em suas atividades aumenta a eficiência, o que o autor denomina como fator chave da vantagem competitiva, visto que a maior eficiência diminui o custo unitário.
Se buscarmos apenas a eficiência, através de comparações de atividades e tentando igualar ou ultrapassar a concorrência, terminamos em uma corrida onde ora temos a vantagem ora corremos atrás dela.
Através do posicionamento estratégico essas atividades podem ser exercidas de forma diferentes da concorrência, o que aumentaria a singularidade e consequentes ganhos frente a os rivais.
O autor classifica o posicionamento estratégico de três formas, sendo a primeira o posicionamento baseado na variedade, onde a empresa baseia sua produção em um vasto tipo de clientes, satisfazendo na maioria dos casos apenas uma parte de suas necessidades; a segunda, o posicionamento baseado em necessidades, onde a empresa tenta especializar sua produção em algum ou alguns segmentos específicos e o terceiro caso, a produção baseada no acesso, tentando agrupar clientes com necessidades parecidas.
A escolha de qual das três formas ou a combinação destas a empresa irá se focar é o que ele chama de posicionamento estratégico e da a possibilidade de compreender que “...estratégia é a criação de uma posição única e valiosa que engloba um conjunto diferente de atividades”.
Como não é possível esquecer as diferenças dos clientes e se focar apenas na eficácia operacional, faz-se necessário escolher atividades diferentes dos rivais – um posicionamento estratégico.
Esse posicionamento estratégico leva a vantagens que necessitam de trade-off