O que é esporte
Manoel Gomes Tubino
O esporte é um fenômeno sociocultural, que tem sido bastante relevante para as pessoas e tem chamado a atenção até mesmo daquelas que não costumam praticar. Os homens pré-históricos praticavam atividade física para garantir suas necessidades básicas, como a caça, a pesca, etc. Depois na Grécia com os jogos olímpicos surgiram os esportes, como culto a Zeus.
Mais tarde Thomas Arnold propôs uma nova classificação, o esporte moderno, que define o esporte como um jogo, uma competição e uma formação. Anos depois, Coubertin teve uma grande ideia, trouxe de volta os Jogos Olímpicos, com o intuito de socializar as nações, e amenizar os conflitos, com os jogos de volta, surgiram vários outros esportes. Mesmo com esses esforços, o esporte se tornou um instrumento de disputa, de provocação e de dominação de massas, de algo bom foi transformado por Hitler em um instrumento totalmente maligno, marcando também as disputas capitalistas x socialistas.
Existem várias correntes esportivas (Esportes Olímpicos, Esportes de tradição não-olímpica, Artes Marciais, Esportes aventura ou de desafio, Esportes de relação com a natureza, Esportes intelectivos, Esportes de identidade cultural, Esportes de expressão cultural), cada corrente tem características específicas. Existem esportes que fazem parte de mais de uma dessas correntes, e todos os esportes englobados nelas podem ser praticados como esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.
As competições de alto nível, passaram a ser um grande negócio. Muitas empresas de renome patrocinam atletas, todas com o objetivo de lucrar com a venda de seus produtos, ou seja, as empresas “compram” os atletas para divulgar sua marca.
Existem pessoas que “vivem o esporte”, devido ao fato de fazer parte da cultura de vários povos que possuem suas particularidades e afinidades com os jogos e esportes. O brasileiro por exemplo, tem afinidade com esportes coletivos. Nesta