Pre projeto de pesquisa
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
ATHAMIR JOSÉ DE ALMEIDA
ESTUDO DA VIABILIDADE DOS FLUÍDOS DE PERFURAÇÃO DE BASE SINTÉTICA COMO FATOR DE REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL
CUIABÁ – MT
2013
ATHAMIR JOSÉ DE ALMEIDA
ESTUDO DA VIABILIDADE DOS FLUÍDOS DE PERFURAÇÃO DE BASE SINTÉTICA COMO FATOR DE REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL
Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia do Estudo Científico - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da AVM – Faculdade Integrada, sob a orientação da Professora Márcia Gonzaga Nespereira Andelo.
CUIABÁ – MT
2013
SUMÁRIO
TÍTULO
Estudo da viabilidade dos fluídos de perfuração de base sintética como fator de redução do impacto ambiental.
TEMA
A viabilidade de uso dos fluídos de base sintética e o impacto ambiental.
PROBLEMA
Com tantas restrições ambientais dos fluidos à base de óleos minerais, os sintéticos vêm como alternativa promissora devido a sua biodegradabilidade e baixa toxidade?
JUSTIFICATIVA
Os fluidos de perfuração se constituem de fundamental importância na perfuração do poço petrolífero. São normalmente utilizados no transporte dos cascalhos perfurados até a superfície, além de responsáveis pela sustentação e estabilidade química e mecânica das paredes do poço, contenção da produção indesejável de fluidos presentes na ‘formação, lubrificação e resfriamento da broca.
Os fluídos de perfuração podem ser classificados de acordo com a composição de sua fase dispersa e subdividem-se em fluidos a base de água, fluídos a base de ar, fluídos a base de óleo e mais recente, os fluidos de base sintética.
Os fluidos à base de óleo possuem restrições devido ao alto poder de toxidade ambiental. Essas restrições fomentam uma nova linha de pesquisa a procura de fluidos denominados sintéticos que