Pré-projeto de pesquisa
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ISP: 1035- INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
A VISÃO DA SOCIEDADE DE SANTA MARIA E CIDADES DA REGIÃO SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Jozéli Fernandes de Lima e Victória Von Ende
Santa Maria, RS, Brasil
2014
1. DADOS GERAIS
Título do pré-projeto: A visão da sociedade de Santa Maria e cidades da região sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
Órgão responsável: Centro de Ciências Sociais e Humanas/ Departamento de Enfermagem
Coordenador(a): Profª. Drª. Mari Cleise Sandalowski
2. CARACTERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990. Seus recursos são provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo segundo informações do Conselho Nacional de Saúde. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantido acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que "saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Fazem parte do SUS, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos (incluindo os universitários), os laboratórios e hemocentros, os serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Instituto Vital Brasil.
A importância do trabalho é entender a visão que a sociedade santa-mariense