O que é Engenharia de Minas
1. INTRODUÇÃO.
A Engenharia de Minas é um dos ramos da engenharia que envolve a ciência, a tecnologia e a prática da extração e do processamento dos minérios oriundos de jazidas existentes na natureza. Inclui também o beneficiamento de minerais visando agregação de valor aos mesmos.
Pode ser conceituada simbolicamente como sendo a “arte de transformar em riquezas aquilo que a Natureza dispôs na terra”.
O aproveitamento dos recursos minerais é uma atividade essencial para qualquer sociedade tecnicamente desenvolvida.
Como os minerais são extraídos de jazidas contidas na crosta terrestre, sua produção acaba sempre causando uma certa perturbação no meio ambiente.
Atualmente, os engenheiros de minas se preocupam não somente com a produção e o processamento de bens minerais, mas também com a mitigação de eventuais impactos ao meio ambiente, resultantes dessa atividade.
Engenheiros de minas são legalmente habilitados para executar e/ou coordenar a prospecção e a pesquisa mineral, a lavra e o tratamento de minérios metálicos, energéticos e minerais industriais, destinados aos diversos setores produtivos.
São responsáveis pelos projetos de minas a céu aberto e subterrâneas.
1
Supervisionam a construção de poços e túneis nas operações subterrâneas, bem como definem métodos para o transporte de minérios até as instalações de beneficiamento. Os engenheiros de minas são também responsáveis pela segurança, viabilidade técnica, econômica e sustentabilidade ambiental dos empreendimentos mineiros.
Alguns engenheiros de minas trabalham em equipes com geólogos e engenheiros metalúrgicos visando a descoberta e a avaliação de novos depósitos de minérios.
Outros desenvolvem novos equipamentos para mineração ou gerenciam diretamente operações de tratamento visando a separação dos minerais úteis dos minerais de ganga, adequando-os às especificações estabelecidas pelo mercado consumidor. Frequentemente os engenheiros de minas se