engenharia de minas
No presente trabalho falaremos da mineração artesanal ou de pequena escala no geral, onde focalizaremos os métodos de exploração, dependendo do tipo de jazigo, e das características do maciço rochoso (rochas brandas e duras ou mais consolidadas).
No caso especial da província de Tete, o trabalho traz em detalhes esta prática de mineração que se verifica em grande escala neste ponto do País. E como exemplo, temos a mineração do ouro em Manica, mármore em cabo Delgado.
A mineração artesanal é geralmente caracterizada por usar instrumentos rudimentares para a execução das actividades nela inseridas, e principalmente frequentada por indivíduos sem ou com baixo nível de escolaridade, isto é, sem conhecimento cientifico de modos ou técnicas convencionais de mineração.
Os impactos provocados pela mineração não são deixados atrás, pelo facto de serem o resultado negativo desta actividade e para que este problema tenha um efeito não negativo tem que se seguir alguns parâmetros desde o período da extracção até a fase de fechamento da mina. Um dos factores que desperta atenção e principal alerta à sociedade ou governo é a notável degradação da área da prática da actividade e fortes impactos negativos ao meio ambiente e é em linhas gerais um perigo não só ao meio ambiente mas sim como os praticantes da mesma, dadas as condições precárias do seu desenvolvimento.
2. OBJECTIVOS
2.1. Objectivo Geral
Obter conhecimentos generalizados sobre mineração artesanal ou de pequena escala.
2.2. Objectivos Específicos
Ter conhecimento da mineração artesanal de pequena escala;
Prever os impactos negativos trazidos pela mineração artesanal;
Definir os parâmetros da mineração de pequena escala;
Conhecer as normas de segurança;
Conhecer as leis e normas que regulam a lei de mina sobre a mineração artesanal;
Ter conhecimentos do contributo do governo para o melhoramento do ambiente.
3. MINERAÇÃO DE PEQUENA ESCALA
Mineração de pequena escala é uma forma de