O QUE É EDUCAÇÃO
Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação
JUAZEIRO-BA
2015
Não existe apenas um tipo de educação. Cada espaço dispõe de educação baseada em seus princípios culturais, além de uma doutrinação e disseminação dos conhecimentos básicos adquiridos com experiências ao longo do tempo, decorrendo disso uma diferenciação na maneira de interpretar e repassar o conhecimento de acordo com a região. Educação e Cultura têm uma relação extremamente ligada, não significando necessariamente a mesma coisa. A educação é transmitida de acordo com a cultura local, não necessitando de um órgão institucional ou sistemático. São ensinamentos de diversos fundamentos e proporções, com diferentes abrangências e finalidades, as quais variam de lugar para lugar, baseando-se na história e dinamização das ações regionais. Cultura são os costumes e conhecimentos regionais repassados entre gerações, abrangendo desde lendas, religião e práticas comunitárias praticadas por integrantes locais.
A educação e o conhecimento em geral são intrínsecos à sociedade, pois expandem os limites ideológicos da liberdade, regulamentam e proporcionam o direito de
2
escolha em relação aos demais indivíduos e seu espaço dentro de uma sociedade, novamente limitando a liberdade, porém pela consciência dos fatos consequentes das escolhas feitas e não por omissão do direito das mesmas.
Porém, a globalização impõe um modelo único de educação disseminado por potências dominantes da economia global, fomentando a extinção das tradições dos mais diversos lugares e perda total ou parcial da cultura originária de um povo, promovendo uma padronização do ensino e modo de vida da população segundo o modelo de maior dominação, ao passo que, pessoas que saem de sua terra natal para adquirir conhecimento secular, perdem a ligação com sua cultura e divergem dos ensinamentos parentais e essenciais para compreensão do meio de onde proveio.
A tentativa de preservação dessas culturas confrontam com os