Cevada Cervegeira

794 palavras 4 páginas
Centro Estadual de Ensino Profissional Agricola Getúlio Vargas

TRABALHO DE PRODUÇÃO VEGETAL

Trabalho apresentado pelo aluno Lucas G. W. Lakonski nº 23, referente a displina de Produção Vegetal requerido pelo professor João Carlos Hoffman com intuito de adquirir nota referente ao 2º bimestre.

Palmeira,2015

CEVADA CERVEGEIRA
A cevada é um cereal de cultivo muito antigo, utilizado em culturas neolíticas no Egito entre 6000 e 5000 anos a.C., bastante difundida por todo o mundo e, por muito tempo, a cevada foi o alimento principal dessas civilizações ocidentais antigas.
A cevada é uma gramínea e pertence ao gênero Hordeum. Existem diversas espécies de cevada, e são cultivadas de acordo com a finalidade. Existem preferências por diferentes tipos de cevada nos principais centros cervejeiros do mundo, em virtude das espécies cervejeiras reunirem uma série de características que as tornam adequadas para isto.

Características do grão de cevada

Os grãos da cevada são utilizados principalmente na indústria cervejeira. Quando comercializados para tal fim, é feita uma série de análises, visando o enquadramento como sendo cevada cervejeira.
A qualidade comercial da cevada será identificada através dos tipos:
Tipo 1 ou Primeira - Grãos inteiros de cevada que fiquem retidos nas peneiras de 2,8 e 2,5 milímetros.
Tipo 2 ou Segunda - Grãos inteiros de cevada que vazem na peneira de 2,5 milímetros, mas fiquem retidos na peneira de 2,2 milímetros.
Tipo 3 ou Terceira - inclui os grãos que vazem na peneira de 2.2 milímetros, acrescidos dos avariados, das impurezas e matérias estranhas retidas em quaisquer das peneiras.
Tolerância para os tipos:
a) umidade máxima de 13%;
b) poder germinativo mínimo de 95%;
c) proteína máxima de 12%, quando destinada à maltagem para fins cervejeiros;
d) pureza varietal mínima de 95%;
e) sementes de outras espécies de cereais (aveia, centeio e trigo): máximo de 2%.

Relacionados