o que é educaçaõ
Curso: Geografia 1º semestre
Acadêmica: Gerciane Ferreira de Jesus
O QUE É EDUCAÇÃO.
Brandão, Carlos Rodrigues. O que é educação. Editora Brasiliense. São Paulo, ano 2007.Ninguém escapa da educação, todos os dias misturamos a vida com a educação em casa, na rua, na igreja, na escola, de um modo ou de muitos. Então vamos pensar sobre ela e o que os índios podem nos ensinar.
Os chefes de uma aldeia ao recusarem um pedido de uma carta dos governantes dos Estados unidos para que alguns dos seus jovens índios recebessem uma educação que lhes é dada em seu país nos ensinou que cada um tem seu tipo de modo de ensinar, ou seja, tem a sua educação, pois muitos dos seus guerreiros que já haviam recebido o tipo de educação de lá , quando voltavam para suas aldeias eram incapazes de fazerem tudo o que um guerreiro fazia quando era criado em sua comunidade e isso nos mostra que não há uma única forma de educação; e a escola não é um único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor lugar; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor não é o seu único praticante.
A educação existe onde não há a escola e por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra onde ainda não foi sequer criada à sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado.
A educação aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-e-aprender. O ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia (a teoria da educação), cria situações próprias para o exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos e constitui executores especializados.
Quando começam a gerar hierarquia social é o começo do tempo em que a sociedade separa e aos poucos opõe: o que faz, o que sabe, o que se sabe com o que faz e o que se faz com o que se sabe é o começo do momento em que a educação vira o ensino, que inventa a pedagogia, reduz a aldeia à escola e transforma