O que é cultura? de josé luiz dos santos
Caracterizando cultura como sendo tudo que caracteriza uma população humana, e que ela vive em mudanças, Santos, divide dois critérios de dessas transformações: No primeiro critério a população hierarquiza-se, onde se tem a ideia de que uma cultura se torna mais avançada que a outra. O segundo critério nega-se que seja necessário fazer qualquer hierarquização, que há possibilidade de relacionar diversas culturas e que cada cultura tem seus próprios critérios de avaliação.
O conceito de cultura vai muito além, foi deixando de ser um sinônimo de civilização para ser marca do ser humano. Percebe-se que para entender cultura é necessário compreender sua lógica interna e apartar-se de preconceitos que surgem ao comparar realidades, pois, embora que provenham de povos diferentes e regiões, a evolução social de determinado povo segue rumos diferentes, sendo cada cultura resultada de uma realidade particular. É possível enxergar um equívoco quando se analisa o que é a cultura, pois em alguns grupos quando se fala em cultura, classifica-se alta cultura, como sendo dominante e referindo-se a baixa cultura como uma cultura qualquer. Não se podem hierarquizar culturas, pois são desenvolvimentos em áreas diferentes. Podemos analisar que tais mudanças acontecem, pois cada grupo se desenvolve de acordo com as necessidades do lugar onde nasceu e é impossível afirmar que um indivíduo é desprovido de cultura, pois ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, independente de qual for.
O Brasil é um belo exemplo de variação cultural. O Brasil é uma nação, e dentro desta nação existem grupos agindo de maneiras completamente diferentes, pois tem uma cultura diferente. A