Resumo do texto o que é cultura de josé luiz dos santos
As preocupações em se estudar cultura humanas começaram a partir do momento do contato entre povos, contato nem sempre pacifico, que determinou as transformações de cultura. Contudo não se chegava a uma definição de cultura.
Para José Luiz dos Santos há duas concepções básicas pra entender o que é cultura: a primeira preocupa-se com a realidade social "tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade". (SANTOS, 1983, p. 24) A segunda diz respeito a uma vida social "Neste caso, quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, às idéias e crenças, assim como às maneiras como elas existem na vida social". (SANTOS, 1983, p. 24) A principal vantagem de se estudar cultura é para entendermos o seu processo de transformação por quais essas sociedades passam. Impossível discutir sobre cultura sem fazer referencia aos diferentes modos de vida dos povos e nações.
A palavra cultura é de origem latina, e vem do verbo colere, que quer dizer cultivar ligada a atividades agrícolas.
Para algumas teorias recentes a humanidade passou por diversos estágios diferentes onde a espécie humana se distinguia da espécie animal, formando assim a civilização conhecida hoje como Europa Ocidental. O autor Santos explica que não existe culturas desenvolvidas e outras subdesenvolvidas, e sim culturas diferentes, cada qual com o mesmo valor de importância. O que não era pensado ainda pelas potencias ocidentais que passam no século XIX por um processo de dominação e imponha as suas concepções aos povos dominados.
Para o autor, a cultura está relacionada a "todo conhecimento que uma sociedade tem sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência. Cultura inclui ainda maneiras como esse conhecimento é expresso por uma sociedade, como é o caso de sua arte, religião, esporte e jogo, tecnologia, ciência, política. O