Resumo - O que é cultura? (José Luiz dos Santos)
José Luiz dos Santos
A cultura se refere à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada nação, sociedade ou grupos humanos. Ela caracteriza uma população e tem uma lógica interna em cada realidade cultural. Discuti-la nos ajuda a entender a nossa própria realidade social. A cultura é ainda uma preocupação contemporânea em entender os diversos rumos que levaram os grupos humanos às suas relações presentes e perspectivas de futuro.
O estudo da cultura nos ajuda a combater preconceitos e quebrar tabus. Conhecer as diversas culturas existentes ou que já existiram, ensina a respeitar as diferenças. Muito já se discutiu sobre uma maneira de hierarquizar as culturas humanas em um rígido esquema de etapas, comparando-as de acordo com seu controle de tecnologias específicas, entretanto não se obteve muito sucesso. Outra possibilidade de relacionar diferentes culturas argumenta que cada cultura tem seus próprios esquemas de avaliação.
A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana, expressa possibilidades de vida social organizada e registra graus e formas diferentes de domínio humano sobre a natureza. A ideia de uma linha de evolução única para as sociedades é ingênua e esteve ligada ao preconceito e discriminação raciais. Concepções preconceituosas já consideram os povos não-europeus inferiores e isso foi usado como argumento para o domínio e exploração.
A observação de culturas alheias se faz por critérios definidos pela cultura do observador e esses pontos de vista também são culturais. Assim a avaliação de culturas e traços culturais se tornam relativos. Só se pode respeitar a diversidade cultural se entender a inserção dessas culturas particulares na história mundial. Não há uma lei natural que defina se uma cultura é superior ou inferior à outra. É importante observar a diversidade cultural dentro da nossa própria sociedade. A diversidade não é só feita de ideias e está relacionada à vida social também.