o que é criptografia
Assim como em outras áreas, o conceito e o objetivo da criptografia são os mesmos: codificar mensagens para assegurar que a integridade da informação. A diferença está nos meios, ao invés de utilizar recursos exóticos, emprega-se a tecnologia a favor da segurança.
Criptografia, criptologia e criptoanálise : A criptografia é, na realidade, um subconjunto da criptologia, área de estudo que envolve também a criptoanálise. Enquanto a criptografia busca esconder informações, a criptoanálise objetiva o inverso: quebrar as técnicas usadas e tentar obter informações a partir de dados codificados sem ter acesso aos segredos requeridos pela decodificação normal.
A evolução de ambas ao longo da história corre paralelamente. Com freqüência, o desenvolvimento de uma nova técnica de criptografia é motivado pelo descobrimento de formas eficientes de ataque às técnicas atuais.
As técnicas tradicionais de criptografia – que não envolvem princípios de física quântica – são historicamente divididas em clássicas e modernas. Técnicas clássicas foram utilizadas até o advento da computação; as técnicas modernas são mais recentes, baseadas em computadores e dividem-se em algoritmos simétricos e assimétricos.
Técnicas criptográficas mais utilizadas: