O que é criança?
Todos dizem que as crianças são o futuro, mas de acordo com o autor Reinaldo Luiz Damazio do livro O que é criança, a criança é um ser humano e não deve ser comparada com um objeto, e temos que respeita-las.
De acordo com o Psicólogo John B. Watson, a criança é como uma macinha de modelar, onde uma criança pode ser o que eu quiser, como por exemplo, um advogado, um médico ou até mesmo um mendigo. Ele diz que para molda-las (ensiná-las), temos que oferecer algo do seu interesse em troca, isso servirá como um estimulo para ela fazer o que queremos. Exemplo citado por ele, mas um pouco modificado: do jeito que uma foca bate palmas e ganha um peixe, um adolescente acerta os exercícios de matemática e ganha um videogame. Com isso percebemos que a criança é uma meteria prima, onde o adulto molda o que deseja que a criança seja.
De acordo com o Psicólogo Jean Piaget, a criança desenvolve seu raciocínio lógico através de seus momentos vividos e suas relações com o ambiente. Nós recebemos uma informação e assimilamos, por exemplo: você come um alimento porque está com fome, logo após você faz a digestão.
Os adultos dizem que as crianças são dependentes e indefesas, o que se confunde com inferioridade e imaturidade.
A criança é capaz de interpretar determinada coisa de forma diferente do adulto, por isso não podemos simplesmente impor as crianças falando não pra tudo e não tratar elas como um objeto, temos que ter paciência e dialogar com elas.
O primeiro contato social da criança é o da família, que é capaz de dizer se a criança vai ser deformada ou vai ter uma boa formação, mesmo porque, a família ajuda no desenvolvimento da criança. Os que são abandonados tem que aprender a crescer sozinhos e a adaptar-se ao mundo com seus próprios conhecimentos e por fim virar adultos.
Outra referencia para a criança é a escola, onde aprender a desenvolver trabalhos em grupos. A criança está sendo preparadas por professores descartáveis, que são professor mal