Estabilizadores do humor
Elaine D. Henna1, Monica L. Zilberman1, Clarice Gorenstein1,2
1
LIM-23, Laboratório de Psicofarmacologia, Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
2
Professora Associada, Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências
Biomédicas da USP
Aspectos principais
Os estabilizadores do humor têm como indicação principal o transtorno afetivo bipolar. O lítio (Carbolitium®) é eficaz em 80% dos casos de mania aguda, porém, seus efeitos colaterais são bastante incômodos para alguns pacientes. Estes efeitos incluem tremores, problemas dermatológicos, ganho de peso e alterações da função tireoideana.
A ação do lítio demora cerca de duas semanas e, neste intervalo, pode ser necessária a associação com um antipsicótico no tratamento de pacientes em fase aguda de mania. Frequentemente, a dose terapêutica é bastante próxima da dose tóxica, então o monitoramento dos níveis séricos para o ajuste da dose deve ser periódico. Sintomas de intoxicação incluem: diarréia, vômitos, sudorese, instabilidade de pressão arterial, arritmia cardíaca, distúrbios hidroeletrolíticos, podendo evoluir para convulsão e perda de consciência. O paciente deve ser orientado quanto aos riscos e cuidados necessários ao tratamento com lítio e, em caso de intoxicação, deve ser levado ao pronto-socorro com urgência.
UNA-SUS/UFMA – Praça Gonçalves Dias nº 21, 2º andar – Centro
Prédio Medicina (ILA) – CEP: 65020-240 - Telefone(s): 3301-9613, 3301-9612
Site: www.unasus.ufma.br – E-mail: smunasus.ufma@gmail.com / unasus@ufma.br
Curso de Especialização em Saúde Mental
Mecanismo de ação do lítio
O lítio é um elemento químico natural que só ocorre em diminutas quantidades nos alimentos e na água, de modo que quase não é encontrado no corpo humano, onde não desempenha nenhuma função conhecida. O mecanismo de ação do lítio em relação ao seu efeito estabilizador do humor ainda é desconhecido.