Estabilizadores de humor
Setembro/2013
Sumário
Introdução
Introdução __________________________________________ 04
Fundamentação Teórica ________________________________ 05
Considerações Finais __________________________________ 18
Referências Bibliográficas ______________________________ 19
Introdução
Este trabalho irá ressaltar a importância do uso de medicamentos nos transtornos como: a Depressão, e a Bipolaridade. O que é cada transtorno, como identificar, e o que pode ocorrer com uma pessoa que tenha algum destes transtornos.
Vamos abordar os tipos de medicamentos, o que causa no organismo e o que foi modificado no século passado, para os dias atuais.
Fundamentação Teórica
O Transtorno do Humor Bipolar (THB), de acordo com Candiani (2013), é um transtorno mental grave que acomete indivíduos jovens, cujo curso em geral é crônico e muitas vezes incapacitantes, no controle dos seus sintomas a farmacoterapia é fundamental. Além disso, abordagens psicoeducativas, individuais ou em grupo e incluindo os familiares, com informações sobre a doença (sintomas, períodos de crise, etiologia, curso e prognóstico, estresses indutores), sobre as drogas utilizadas (doses, tempo de uso, efeitos colaterais, controles laboratoriais), sobre aspectos nutricionais, exercícios físicos, impactos sociais são de grande utilidade, particularmente para manter a adesão ao tratamento que é de longo prazo e sujeito a intercorrências. Desenvolver no paciente a capacidade de identificar os sinais precoces do início de um novo episódio de mania ou depressão e de lidar com os fatores desencadeantes, é uma estratégia de grande valor para a prevenção de recaídas.
Shansis e Cordioli (2005), falam que os Transtornos de Humor Bipolar (THB) possuem uma prevalência estimada em torno de 1,5%. Entretanto, quando o conceito desse transtorno é ampliado para o chamado Transtornos do espectro do humor bipolar (TEHB), a