O que é CREA - Introdução
CREA:
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) faz parte do Sistema Confea/Crea, que regulamenta e fiscaliza, em todo o país, o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico. Ao fiscalizar, o Conselho impede a atuação de leigos e garante mercado de trabalho aos profissionais legalmente habilitados. Para a sociedade, isso significa segurança e qualidade nos serviços prestados.
O Crea-Minas é um órgão público que surgiu da necessidade de regulamentar o exercício e a atividade de algumas profissões ligadas ao desenvolvimento, já que nasceu em 1934 (23/04), momento de construção do estado brasileiro. Ao longo de seus mais de 70 anos, o Crea-Minas foi construindo uma identidade organizacional. Sua instância máxima é um plenário composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino. Talvez seja por isso a confusão no entendimento do verdadeiro papel do Conselho. É comum a crença de que o Crea tenha a mesma missão das entidades de classe, mas o Conselho enquanto órgão público, defende as profissões como bens da sociedade. Já as entidades têm como papel legal a defesa do profissional nos seus direitos e prerrogativas individuais. http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=917 (EM 19/02/14 21:00)
CONFEA:
O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
Em sua concepção atual, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia é regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas