ALAN JONES
Curso de Enfermagem 4º período
Allan Jones
Anna Celine
Cristiane Ferraz
Elisangela Souza
Edcema Pereira
Hébile Pires
Jean
Laudenice Oliveira Santos
Lailson Sena
Reginaldo
ACOLHIMENTO CICLO GRAVÍDICO/PUERPERAL
Eunápolis – Ba
2013
Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
Curso de Enfermagem 4 período
Allan jones
Anna Aceline
Cristiane Ferraz
Elisangela Souza
Edcema
Hébille Pires
Jean
Laudenice Oliveira Santos
Lailson Sena
Reginaldo
ACOLHIMENTO CICLO GRAVÍDICO/PUERPERAL Trabalho apresentado as Faculdades Integradas do Extrremo Sul da Bahia, como requisito parcial de avaliação do Curso de Enfermagem, na disciplina de Saúde Coletiva, sob a orientação da professora Vanessa.
Eunápolis – Ba
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Acolhimento
O acolhimento, aspecto essencial da política de humanização, implica recepção da mulher, desde sua chegada à unidade de saúde, responsabilizando-se por ela, ouvindo suas queixas, permitindo que ela expresse suas preocupações angustias, continuidade da assistência, quando necessário. Entendendo acolhimento como “receber bem, ouvir a demanda, buscar formas de compreendê-la e solidarizar-se com ela,” e deve ser realizado por toda equipe de saúde em toda relação entre profissionais de saúde – pessoa em cuidado.
Cabe à equipe de saúde, ao entrar em contato com uma mulher gestante, na unidade de saúde ou na comunidade, buscar compreender os múltiplos significados da gestação para aquela mulher e sua família, notadamente se ela for adolescente. O contexto de cada gestação é determinante para o seu desenvolvimento, bem como para a relação que a mulher e a família estabelecerão com a criança, desde as primeiras horas após o nascimento. Interfere, também, no processo de amamentação e nos cuidados com a criança e com a mulher.
Um contexto favorável fortalece os vínculos familiares, condição básica para o desenvolvimento saudável do ser