o que é cientifico
DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
THE TEACHER’S ETHICAL CONDUCT RELIED ON PAULO FREIRE'S PEDAGOGY OF
AUTONOMY
Albino Gabriel Turbay Junior1
Gedson Cavinatti Rubio2
Fernanda Garcia Velasquez Matumoto3
JUNOR, A. G. T; RUBIO, G. C; MATUMOTO, F. G. V. A conduta ética do professor com base na pedagogia da autonomia de Paulo Freire.
Akrópolis Umuarama, v. 17, n. 3, p. 149-158, jul./set. 2009.
Mestre em Direito pela UNIPAR. Especialista em Direito Processual. Especialista em
Docência do Ensino Superior e professor de
Direito Penal/UNIPAR – Umuarama – Campus – Sede. E-mail: albino@unipar.br
1
Graduado em Ciência da Computação pela
UNIPAR e Especialista em Docência do Ensino Superior
2
Mestre em Direito Processual Penal. Especialista em Direito Empresarial Coordenadora do Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior/UNIPAR e professora da UNIPAR – Umuarama – Campus – Sede.
3
Resumo: As aulas do curso de pós-graduação em docência levaram a uma preocupação sobre o comportamento do professor em situações problemáticas, tanto no relacionamento com a própria profissão de professor e a instituição em que se exerce a atividade, quanto no relacionamento com os alunos. A melhor conduta nestas situações problemáticas é aquela que tem a ética como base e para isto é preciso entender o que é ética, sendo que, para a busca desta compreensão, este trabalho utilizou como base a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, que, sem dúvida alguma, apresenta saberes importantes para reflexão sobre uma conduta ética de todo o professor.
Palavras-chave: Professor; Situações problemáticas; Ética; Pedagogia da autonomia
Abstract: Classes within the post-graduation course in Teaching led us to concern teacher’s behavior before problematic conditions, either related to its own profession in relation to the institution in which he works, as well as its relationship with the students. The best conduct